Palavra aos lideres e diretores de teatro (2)





DÚVIDA - O QUE FAZER QUANDO ELA APARECE

Lideres e diretores de teatro, iniciantes e veteranos, não importa em qual fase você está, neste caminho fascinante e edificante que é o Teatro Evangélico, um dia, ou vários dias, você acaba se deparando com algumas perguntas: Será que estou no caminho certo ?.. Será que este ministério tem futuro ?... Será que vale a pena continuar ?... Quando isso acontece, geralmente estes líderes não tem muito suporte , muito apoio, por ser um ministério, digamos, novo, então é difícil achar pessoas que tenham a mesma “cabeça”, que consigam entender seus conflitos, suas duvidas, a causa de seus sofrimentos, pois nem todos que apreciam arte, entendem o artista.
Como o Brasil é grande e tem muitas igrejas com doutrinas diversificadas, fazer teatro conforme a sua comunidade é um desafio, pois os lideres de teatro tem primeiramente que zelar pelo nome de Deus em seus trabalhos, mas também tem que zelar pelo nome da Igreja local; se apresentar algo que foge a doutrina, ou uso e costumes que seguem, certamente o conflito virá.

A arte do teatro dentro das igrejas, passa por alguns problemas que o ministério do louvor passou há alguns e longos anos... Mas, creio que estes problemas de aceitação, vem mais por parte da liderança, do que do povo... ao contrário do ministério do louvor, quando no geral as pessoas resistiam, a instrumentos de percussão, ou ritmos que fugissem dos costumes adotados dentro das igrejas. Daí surge o problema de com quem compartilhar, sua visão, suas duvidas, sendo que este segmento é conduzido e apresentado de maneira tão diversificada.

E também muitas vezes os irmãos atores, de seu próprio grupo, não tem a dimensão, da visão e das dificuldades que o diretor enfrenta... Porém, quando há conflitos interiores e questionamentos, conversar com seu grupo, na hora certa, ou ter um grupo de irmãos intercessores do grupo de teatro pra poder contar em oração e confiança é imprescindível. Se você também pode contar com um pastor que é sensível e apreciador das artes cênicas, dentro da sua igreja, então a solução para suas duvidas e conflitos vem muito mais rápido.
Mas quando não é assim....

Por mais que o diretor não deva se isolar, deve lembrar, que é águia, e muitas vezes em algumas situações se encontrará sozinho mesmo, para resolver os problemas, mas sempre lembrando, que um Ser Ilimitado e infinitamente poderoso, que é Deus, sempre esta cuidando de nós, Ele nunca nos desampara.
Isaías 42:16 Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei.


Testemunho – Há muito tempo quando o teatro engatinhava para se tornar ministério (isso num contexto geral) ... Foi idealizada uma peça para evangelismo; a primeira vez que uma peça de teatro evangélica seria apresentada fora das 4 paredes da Igreja, o pastor dando apoio moral, a igreja simpatizando com algo novo... Mas aí surgiram as dificuldades, primeiro as burocráticas. Precisa-se de liberação na prefeitura para realizar algo em praça pública, principalmente se é uma peça de teatro de natal, que chama muito atenção, além de outros trâmites... Não seria em pantomima, mas sim teria muitos diálogos... Então surgiu a dificuldade da estrutura. Precisaria de microfones, iluminação adequada, bom suporte de som, etc... E aí o que você achava simples, e uma excelente idéia, torna-se um enorme desafio... Mas apoio moral por parte da liderança, não ajuda em quase nada, ou em nada . Acabou que a peça de natal teve que ser apresentada no templo mesmo, o que na época era proibido, pois o púlpito só se pregava a Palavra, ou só alguns ministérios específicos eram liberados para ministrar, lá em cima (parece engraçado, mas tenho certeza que tem pessoas que ainda passam por essas coisas). Não havia uma consciência geral, de que Teatro Evangélico, é a Palavra Encenada. Mas quase tudo foi proibido.. Só foi liberado microfone, e a peça foi apresentada com o texto bruto.. Não parecia uma peça teatral, parecia uma dissertação... No geral as pessoas gostaram e se disseram agraciadas... Mas não se engane, a Igreja é linda e sempre generosa em seus aplausos, porque ela apóia seus filhos... Devemos sempre buscar a opinião de Deus, e não avaliar nosso trabalho pela empolgação dos aplausos (I COR 3:11-15). Ao final, na oração intima com os participantes da peça em agradecimento aquele momento de ministração, a dúvida e o sentimento de frustração foi iminente: Será que é o caminho certo?... Fazer algo onde a liderança não entende , não apóia, ou não gosta?... É preferível estar em ministérios onde poderemos ser afagados pelo nosso pastor, do que fazer algo que ele não goste e não dê apoio... (O ser humano sempre prefere a zona de conforto). Fazer uma peça com muita dificuldade, decepções e no final apresentá-la crua... A sensação é frustrante... Porém, quando Deus está no controle, por mais que não entendamos os seus caminhos de imediato, muitas vezes pela falta de maturidade, por ser precursor de algo novo que Deus deseja fazer, quando Ele esta no controle Sua doce Voz vem apagando todos os questionamentos e calando qualquer Dúvida que insiste em se impor...
Deus fala com sua doce Voz, que: “Um dia, por amor a você e a meus filhos, eu me despi de toda a minha gloria, não tive microfones, nem alvará em prefeituras para proclamar o evangelho, não tive compreensão de meus amigos íntimos, nem da liderança da Igreja, nem da própria família... Em direção ao Calvário, despiram minhas vestes, e fui feito espetáculo de horror as multidões, escarnecido e humilhado, arrancaram-me tudo, até minha Barba... fizeram questão do sofrimento e depois de morto, ainda se certificaram, cortando o meu lado com uma lança..."

A profundidade dessas palavras, que atravessaram a alma e envolveram o espírito, deram um ânimo sobrenatural. Passaram-se algum tempo, até que toda aquela experiência fosse assimilada, até que todas aquelas Palavras doces de amor e conforto, gerassem uma maturidade espiritual, e a certeza, que mesmo sem a simpatia ou apoio pastorais, o caminho era correto. Deus queria usar o teatro como instrumento de evangelização e edificação em sua Igreja, só era necessário aguardar o tempo certo e se aperfeiçoar.

Depois de tudo isso apesar de muitas lutas e contratempos devido aos desafios de um ministério emergente e moderno que se transforma a cada ano, com novos recursos e ferramentas – tudo depois disso foi: sucesso!
Salmos 115:1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade

Então, quando você caro líder de teatro, se sentir desanimado e sozinho, releia este texto, escute o Senhor falando a você também, conforme o testemunho escrito acima... Lembre que o caminho que Cristo fez rumo ao Calvário foi totalmente contrário do que o teatro secular traz, ou que as pessoas comuns buscam ou querem no teatro: holofotes, fama, luxo, riqueza, reconhecimento, conforto, satisfação pessoal, APLAUSOS...
Faça uma reflexão sobre isso, pois poderá ajudá-lo a voltar ao foco.
Assista ao vídeo Jesus – O Pão da Vida – A Paixão de Cristo é por você , que está postado abaixo.
E sobretudo de tudo ore, se consagre, ame a Deus, valorize aos seus irmãos que te ajudam, seja justo, não deixe que qualquer pessoa ou palavra te influencie – Busque um relacionamento intimo com Deus. Porque se você ministra a Palavra será cobrado como tal.

Tudo que escrevi acima, vivendo, já estava escrito na Carta aos
Romanos, capítulo 12
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.
9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido} porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.


by Saly - Teatro Sal


Se esta postagem te ajudou, deixe seu testemunho nos comentários, obrigada!


1 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Excelente blog.
A arte cenica, através da teatrilização apresenta aos homens verdades que conduzem épocas e fatos.
Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

Postar um comentário

Meu perfil

Meu perfil
Para todos que precisam de um forcinha neste segmento cultural tão rico. Um blog simples para aqueles que estão iniciando nas artes cênicas cristãs (amador). Contem com fotos de maquiagem cênica, dicas de ensaios, peças de teatro, jograis, poemas, literatura, palavra sobre teatro cristão, diretores, atores, equipe de apoio. Espero que ajude e gostem.

Teatro Gospel